Zero G?

No dia 25 de outubro, o Clube Viva@Ciência dinamizou com um grupo de alunos do 11.º A, a atividade «Zero G?», onde se procurava dar resposta à questão «Por que flutuam os astronautas na ISS?».

Esta atividade iniciou-se com a visualização de um curto vídeo da edição de 2023 da iniciativa «Astronauta por um Dia», patrocinada pela Agência Espacial Portuguesa, com a colaboração da ESA (European Space Agency), onde um grupo de alunos selecionados de escolas secundárias de todo o país, um dos quais da Escola Básica e Secundária da Batalha, puderam experimentar, a bordo do avião Air Zero G, a sensação de ausência de peso, isto é, o estado de imponderabilidade.

A atividade dinamizada visava esclarecer a diferença entre força gravítica que a Terra exerce sobre um corpo e peso de um corpo, assim como, fazer com que os alunos vissem realmente uma situação em que um corpo deixasse de ter peso!

Assim, a força gravítica que a Terra exerce sobre um corpo deve ser entendida como a força do campo gravitacional que nos puxa para o centro da Terra. Peso de um corpo deve ser entendido como a força que o corpo exerce num suporte que o sustente ou do qual esteja suspenso. Imponderabilidade é a ausência quase completa da sensação de peso, não correspondendo, porém, à ausência de gravidade (força gravítica).

Zero Gravity ou Zero G não existe, porque a força gravítica estende-se a todo o espaço até às estruturas de grande escala do universo. A experiência de "gravidade zero" é uma sensação que dá a impressão de que a gravidade desaparece. Mas na realidade é a sensação de peso que desaparece quando se está em queda livre. De facto, se alguém cair em queda livre num elevador cujo cabo foi cortado, os dois corpos caem simultaneamente com a mesma velocidade e nenhum está apoiado no outro. Se os dois corpos caem, é justamente por causa da gravidade.

Nesta atividade os alunos fizeram uma montagem experimental onde puderam medir o peso de um corpo, ao suspenderem-no de um dinamómetro, e, posteriormente, de uma certa altura, relativamente ao chão, abandonaram o conjunto dinamómetro + corpo, filmando em câmara lenta a queda livre até caírem numa almofada colocada no chão.





Concluindo, os astronautas a bordo da ISS encontram-se num estado de imponderabilidade, mas não de ausência de gravidade.
A ISS e os astronautas estão constantemente em queda livre à medida que orbitam a Terra. É por isso que os astronautas flutuam na ISS.






Comentários